quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tom Zé - Todos os Olhos

Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, é um compositor, cantor, arranjador e ator brasileiro. O artista é considerado uma das figuras mais originais da Música Popular Brasileira, tendo participado ativamente do movimento tropicálista nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil.

Passou a década de 1970 e 1980 avançando ainda mais seu pop experimental em álbuns relativamente herméticos, sem atrair a atenção do grande público. No final dos anos 1980, é "descoberto" pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads), que lança sua obra nos Estados Unidos, para grande sucesso de crítica. Lentamente sua carreira vai se recuperando e Tom Zé passa a atrair platéias da Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum Com Defeito de Fabricação, em 1998.

O álbum em questão, Todos os Olhos, lançado em 1973, é fantástico. Sua capa provocou muita polêmica à época do lançamento, incrivelmente sobrevivendo à censura reinante no país... ah! pesquise pelo google e descubra ;]

Wikipédia, com modificações

download

Nenhum comentário: